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Título: Características, distribuição e qualidade dos cursos de enfermagem no brasil em 2021
Autor(es): DALTRO, Mônica Ramos
TEIXEIRA, Elizabeth
SANTOS, Fransley Lima
SILVA, Mary Gomes
RAMOS, José Lúcio Costa
GARCIA, Carolina Pedroza de Carvalho
PASSOS, Simone Cardoso
Palavras-chave: Educação Superior
Educação em Enfermagem
Enfermagem
Data do documento: 2022
Editor: Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
Resumo: Introdução: A educação superior brasileira tem atravessado significativas mudanças desde o final do Século XX. Modificações que buscam atender as orientações de Organismos Multilaterais com o objetivo de tornar a educação superior brasileira acessível ao mercado internacional. Objetivo Geral: Analisar o panorama brasileiro dos cursos de graduação em Enfermagem, em 2021, considerando as políticas públicas educacionais, entre o período de 1996 a 2021. Objetivos Específicos: Caracterizar os cursos de graduação em Enfermagem ativos no Brasil na modalidade presencial e EAD, considerando as informações disponíveis no Cadastro e-MEC; Verificar a distribuição espacial dos cursos de graduação em Enfermagem brasileiros, na modalidade presencial e a distância, relacionando com o índice de Desenvolvimento Humano; Descrever a expansão e qualidade do ensino de graduação em Enfermagem na modalidade presencial e a distância, referenciado nos ciclos avaliativos do ENADE de 2004 a 2019. Metodologia: Trata-se de estudo documental, analítico, com abordagem quantitativa, fundamentado no referencial teórico do Materialismo Histórico Dialético. A coleta de dados foi realizada, no período de janeiro a junho de 2021, através da base de dados eletrônica do Cadastro e-MEC, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e do Instituto Nacional de Estudo e Pesquisa Anísio Teixeira. Análise de dados ocorreu por meio de estatística descritiva. A análise espacial foi desenvolvida por meio da técnica de geoprocessamento do Sistema Geodésico de Referências. Resultado: Foram analisados 1.117 cursos de graduação em Enfermagem presenciais e 07 EaD. Verificou-se forte desproporção na oferta de cursos e vagas nas modalidades presenciais e a distância. Hegemonia do financiamento privado no ensino superior em enfermagem. Oligopólios de mantenedoras promovidos através dos processos de fusão e aquisição. Concentração e sobreposição dos cursos em Enfermagem presenciais e a distância nas regiões metropolitas e litoral. Acelerada expansão dos cursos presenciais a partir de 1996 e dos EaD em 2016. Discreto crescimento da curva de qualidade dos cursos de enfermagem presenciais entre os ciclos avaliativos do ENADE 2004 e 2019. Conclusão: O panorama brasileiro dos cursos de graduação em Enfermagem, em 2021, reflete características mercadológicas, privatista e de oligopólios, convergente com a reforma educacional implementada no país, nas últimas décadas, a partir da promulgação de sucessivas políticas públicas, nortadas pelos princípios neoliberais.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/7681
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