Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/7691
Título: Características clínicas e da cérvice uterina de mulheres com ureaplasma spp. E mycoplasma sp. No fluxo genital
Autor(es): BRITO, Milena Bastos
MATOS, Margarida Santos
Palavras-chave: Mycoplasma
Ureaplasma
Colo do útero
Colposcopia
Colpocitologia
Data do documento: 2022
Editor: Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
Resumo: Introdução:Os microrganismos Mycoplasma sp. e Ureaplasma spp. podem fazer parte da flora genital de muitas mulheres sexualmente ativas. Alguns autores descrevem esses microrganismos como habitantes comensais, embora eles também estejam associados a condições patológicas, como parto prematuro, corrimentos vaginais, uretrites, doença inflamatória pélvica e infertilidade. Objetivo: avaliar os dados clínicos e da cérvice uterina de pacientes que apresentaram fluxo vaginal com resultados positivos para Micoplasma sp. e/ou Ureaplasma spp.. Material e Métodos: Foi realizado um estudo do tipo corte transversal retrospectivo, através de análise de prontuário fisico. As determinações microbiológicas foram feitas através de culturas para Ureaplasma spp. e Mycoplasma sp. com material colhido do ecto e endocérvice com o auxílio de swabs estéreis. A colposcopia foi realizada com colposcópio Colpscan, e as os esfregaços vaginais foram corados pelo Papanicolaou. Os resultados foram analisados estatisticamente através de software IBM SPSS v14 e gráficos através do Microsoft Excel. Todos os testes foram bicaudados e considerouse p<0,05 como um achado estisticamente significante. Resultados: Foram avaliados 404 prontuários, destes, 80 foram excluídos. Participaram efetivamente 324 mulheres em idade reprodutiva. Foi encontrado 17,9% (58/324) de Ureaplasma spp. E 3,1%(10/324) de positividade para Mycoplasma sp. Houve significância estatística positiva entre a presença de Ureaplasma spp. e infecção do trato urinário: 39,7%(23/58) p=0,002 e infecção pelo HPV 39,7% (23/58) p=0,001. A infecção pelo Mycoplasma sp. apresentou significância estatística positiva com o uso de método contraceptivo: 66,2%(208/324) p=0,036. Foi encontrado maior percentual de colposcopia com achados anormais no grupo positivo (positivo: 65% vs. 35% p=0,001)nos casos negativos. Os achados colpocitológicos não apresentaram diferença significativa entre os grupos. Conclusão: A presença de Ureaplasma spp. no fluxo genital foi associada a HPV, enquanto a presença de Mycoplasma sp. a um menor uso de contraceptivo. Quando analisados ambos os patógenos, houve maior frequência de achados colposcópicos anormais sem diferença nos achados citológicos no grupo positivo para Ureaplasma spp. e/ou Mycoplasma sp..
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/7691
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.