Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/770
Título: Saúde do trabalhador na construção civil: medidas preventivas
Autor(es): Aquino, Deise Silva
Queiroz Filho, Sinésio José de
Palavras-chave: Condições de trabalho
Saúde do trabalhador
Riscos ocupacionais
Data do documento: 2015
Resumo: Condições inadequadas de trabalho, inexistência ou escassez de EPIs e a má qualificação dos colaboradores na execução das suas atividades são alguns dos fatores que levam a patologias e acidentes de trabalho no setor da construção civil. Este artigo tem como objetivo geral identificar medidas preventivas implementadas nas empresas de construção civil para promover a saúde do trabalhador, e como objetivos específicos, relacionar as doenças que mais acometem trabalhadores da construção civil e descrever o papel do enfermeiro do trabalho na adoção das mencionadas medidas de prevenção. Trata-se de uma revisão de literatura que analisou vinte e dois artigos de pesquisa relacionados ao tema e publicados no período de 2010 a 2015. Conforme destacado na conclusão, são várias as medidas preventivas e ações que podem ser adotadas pelas empresas voltadas para a garantia da qualidade, saúde, segurança e organização no ambiente de trabalho, como também para ampliar a produtividade e satisfação pessoal, evitando adoecimento, acidentes, lesões, absenteísmo e óbitos, frequentemente observados neste segmento da indústria, cabendo ao enfermeiro do trabalho atuar como um facilitador na implementação de tais medidas.
URI: http://www7.bahiana.edu.br//jspui/handle/bahiana/770
Aparece nas coleções:Enfermagem do Trabalho

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo DEISE JANEIRO 2016.pdf154,71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.