Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/787
Título: O atendimento psicológico na rede pública de saúde de Salvador - Brasil: os desafios da humanização
Autor(es): Castelar, Marilda
Castro, Martha Moreira Cavalcante
Daltro, Mônica Ramos
Carmo, Maria Beatriz Barreto do
Cerqueira, Maria Augusta Trindade
Palavras-chave: Política de Saúde
Humanização
Diretrizes
Acolhimento
Psicologia
Data do documento: 2017
Editor: Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
Resumo: A Política Nacional de Humanização (PNH), conhecida como HumanizaSUS, criada em 2003 pelo Ministério da Saúde, visou efetivar os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), no cotidiano das práticas de gestão e atenção à saúde, com a proposta de aperfeiçoamento dos serviços na rede pública de saúde, no Brasil. Esta pesquisa teve como objetivo analisar a aplicabilidade da proposta da PNH, a partir do atendimento psicológico, em Salvador – Ba, bem como analisar as diretrizes acolhimento e clínica ampliada, no atendimento aos usuários da rede pública de saúde. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que se constituiu em um estudo descritivo e exploratório, utilizou o método da história oral e a técnica de análise temática do seu conteúdo. Para a coleta de dados, optou-se por entrevistas com roteiro semiestruturado, aos psicólogos, em unidades da rede pública de saúde. Os resultados demonstraram que os profissionais de psicologia identificam e relacionam a diretriz acolhimento em suas práticas de atendimento, identificam a clínica ampliada, mas não relacionam plenamente a referida diretriz ao seu campo de atuação. Os entrevistados consideram humanizado o seu atendimento prestado ao usuário, no entanto, o atendimento psicológico apresenta algumas deficiências locais, na rede de atenção à saúde e no acolhimento com resolutividade. Dessa forma, este estudo demonstrou que o atendimento psicológico não atende aos princípios da PNH. Visando contribuir para o aperfeiçoamento da referida política, sugere-se: a intensificação dos investimentos na gestão em saúde; a ampliação da discussão sobre a PNH, no âmbito da formação acadêmica do psicólogo e, em especial, a capacitação para os profissionais de saúde, incluindo o princípio da transversalidade, nesse caso, para ampliar a comunicação intrapessoal, para o autoconhecimento em relação ao trabalho e desenvolvimento almejado.
URI: http://www7.bahiana.edu.br//jspui/handle/bahiana/787
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Augusta Trindade FINAL 18.02[5434].pdf4,17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.