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dc.contributor.authorLapa, Ruth Santos de Almeida-
dc.contributor.authorInguaggiato, Maria Luiza-
dc.date.accessioned2017-10-06T13:01:24Z-
dc.date.available2017-10-06T13:01:24Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.urihttp://www7.bahiana.edu.br//jspui/handle/bahiana/798-
dc.description.abstractO presente artigo tem por objetivo discutir, a luz da psicanálise e psicomotricidade, as influências da relação mãe-filho na organização praxica na criança, sobretudo na aprendizagem escolar. O foco do trabalho é tecer reflexões, por meio da revisão da literatura WINNICOTT, 1964; LACAN, 1988; LEVIN, 2001; FONSECA, 2008; WALLON, 1968, acerca da integridade mente e corpo, abordando a maturaçao das funções psíquicas, motoras, cognitivas e afetivo-social da criança perante a relação parental. Os resultados deste debate evidenciam que a operação de constituição psíquica alienação, marcada pela relação mãe-criança quando se prolonga em uma temporalidade determinada pelo inconsciente, pode influênciar na organização praxica na criança levando a desorganização do movimento, a qual potencializa as dificuldades de aprendizagens escolar, sobretudo nos primeiros anos de escolarização.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAlienaçãopt_BR
dc.subjectPraxiaspt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleQuando a alienação ultrapassa o tempo lógico: efeitos na organização práxicapt_BR
dc.typeTrabalhos finais e parciais de curso: Monografias de Especializaçãopt_BR
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