Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/80
Título: Radiofrequência em Região Genital Feminina: um Ensaio Clínico Randomizado
Autor(es): Garboggini, Patrícia Virgínia Silva Lordêlo
Neves, Nilma Antas
Barroso Júnior, Ubirajara de Oliveira
Lima, Bruno Gil de Carvalho
Leal, Mariana Robatto Dantas
Palavras-chave: Radiofrequência
Flacidez cutânea
Grandes lábios
Data do documento: 28-Mar-2014
Editor: Escola de Medicina e Saúde Pública
Resumo: A flacidez dos grandes lábios vulvares é uma das principais queixas de mulheres que se submetem às cirurgias plásticas genitais, podendo apresentar impacto na função sexual. A Radiofrequência (RF) é um procedimento não invasivo, eficaz no tratamento da flacidez cutânea facial e corporal, porém não há relatos da sua utilização em grandes lábios vulvares. Objetivo: Avaliar a resposta clínica da RF em grandes lábios. Tipo de estudo: Ensaio clínico randomizado, cego. Material e Métodos: Amostra de 43 mulheres com queixa de flacidez cutânea em grandes lábios, sendo 21 participantes do grupo estudo e 22 do grupo controle. O protocolo consistiu de 8 sessões de RF, 1x/semana. Como instrumentos de avaliação, foram utilizadas fotografias realizadas antes da primeira sessão e oito dias após o término da última sessão, que foram avaliadas pelas próprias pacientes e três profissionais de saúde, através da escala de Likert de 3 pontos (insatisfeita, inalterada, satisfeita) e (piorou, inalterado, melhorou) respectivamente. A satisfação das pacientes foi determinada pelos Testes Qui-Quadrado e Binomial na comparação inter-grupo e intra-grupo, respectivamente. A avaliação dos profissionais foi avaliada pelo Teste Qui-Quadrado. Resultados: Em relação à resposta clínica da RF, 76% das pacientes do grupo estudo e 27% do grupo controle relataram satisfação com o resultado do tratamento (p=0,001). Este resultado foi ratificado pela avaliação dos profissionais (p=0,007; p=0,009; p=0,010). Conclusão: A RF é uma alternativa de tratamento não invasiva, eficaz no tratamento da flacidez cutânea de grandes lábios, inclusive na percepção pessoal.
URI: http://www7.bahiana.edu.br//jspui/handle/bahiana/80
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Mariana Robatto Dantas Leal.pdf923,11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.