Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/802
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOliveira, Edieme Margareth Santos-
dc.contributor.authorRebouças, Margaret-
dc.date.accessioned2017-10-06T13:08:08Z-
dc.date.available2017-10-06T13:08:08Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.urihttp://www7.bahiana.edu.br//jspui/handle/bahiana/802-
dc.description.abstractO presente artigo tem o objetivo analisar a relevância da organização práxica na aquisição da escrita de crianças no processo de alfabetização. Na alfabetização, durante a aquisição da escrita a criança necessita de habilidades psicomotoras para se desenvolver cognitivamente. Para tanto, inicialmente iremos discorrer sobre a complexa dinâmica do desenvolvimento infantil na perspectiva walloniana, que propõe uma construção progressiva que se sucedem fases com predominância alternadamente afetiva e cognitiva. Para uma compreensão mais concreta desta ideia, faremos uma descrição das características centrais de cada um dos cinco estágios propostos pela psicogenética walloniana. Em seguida, abordaremos a psicomotricidade e a alfabetização, procurando situar o leitor em relação ao processo de alfabetização e sua correlação com a psicomotricidade. Por último, apresentaremos a organização práxica, e as unidades funcionais de Luria, que pressupõe uma hierarquia dos fatores psicomotores. Na primeira unidade encontra-se a tonicidade, na segunda unidade integra a lateralização e na terceira unidade é composta pela praxia global.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectOrganização Práxicapt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.titleA relevância da organização práxica na aquisição da escrita de crianças no processo de alfabetizaçãopt_BR
dc.typeTrabalhos finais e parciais de curso: Trabalhos de conclusão de Iniciação científicapt_BR
Aparece nas coleções:Psicomotricidade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A Relevância da Organização Práxica na Aquisição da Escrita de Crianças no Processo de Alfabetização.pdf512,99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.