Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/824
Título: Análise da função sexual em mulheres obesas submetidas à cirurgia bariátrica
Autor(es): Barroso Jr., Ubirajara de Oliveira
Santos, Paulo Oliveira dos
Cunha, Marcia Sacramento
Bessa Junior, José de
Oliveira, Ana Mayra Andrade
Oliveira, Cláudia Fernandes de Almeida
Palavras-chave: Disfunção Sexual
Obesidade mórbida
Cirurgia bariátrica
Data do documento: 2017
Editor: Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
Resumo: Introdução: A obesidade está associada a uma série de comorbidades, inclusive a disfunções sexuais. Para a obesidade mórbida a cirurgia bariátrica é o tratamento mais efetivo quando comparada com intervenções não cirúrgicas. Objetivo: Analisar a evolução da função sexual de mulheres obesas submetidas à cirurgia bariátrica através de questionários validados. Método: Estudo quantitativo, descritivo e analítico, de corte transversal, quasi experimental, realizado entre abril de 2015 e abril de 2016 com 62 pacientes obesas submetidas a cirurgia bariátrica pela técnica de Fobi-Capella (bypass gástrico em Y-de-Roux). A função sexual foi avaliada pelo questionário FSFI (Índice de função sexual feminino) cujo escore <26,55 define disfunção sexual. Foram avaliados, também, os dados clínicos e as posições sexuais antes e seis meses após a cirurgia. Resultados: A prevalência de disfunção sexual pré-operatória foi de 62%. A média de idade das pacientes estudadas foi de 36,8 anos. Já o escore total do FSFI apresentou uma melhora de 19,2% (p<0,01) após a cirurgia. Todas as pacientes apresentaram melhora do escore FSFI após 6 meses da cirurgia e houve melhora estatisticamente significativa em todos os seis domínios avaliados (p<0,05). Houve aumento na frequência de todas as 12 posições avaliadas com significância estatística em três delas. Não houve correlação entre a redução do IMC e melhora da disfunção sexual mensurado pelo FSFI (r=0,015, p=0,906). Conclusão: A função sexual em mulheres obesas apresenta melhora efetiva após a realização da cirurgia bariátrica com redução na prevalência de disfunção sexual, e aumento nas posições assumidas durante o coito. Evidenciaram-se modificações favoráveis na função sexual desses indivíduos após perda de peso.
URI: http://www7.bahiana.edu.br//jspui/handle/bahiana/824
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO 04.09.17 -FINAL - Cláudia.pdf5,84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.