Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/828
Título: Inflamação, deformidade e tipo de dor em mãos reumatoide: estudo transversal
Autor(es): Sá, Katia Nunes
Ferreira, Ana Francisco Barros
Benevides, Silvia Damasceno
Dias, Cristiane Maria Carvalho Costa
Queiroz, Bárbara Liliane Lôbo
Palavras-chave: Atrite Reumatoide
Dor Nociceptiva
Articulações dos Dedos
Data do documento: 2017
Editor: Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
Resumo: Introdução: A Artrite Reumatoide (AR) é um distúrbio crônico autoimune que pode causar dor persistente, lesões articulares e, ao longo do tempo, deformidades permanentes, especialmente nas mãos e nos pés, de modo bilateral. A presença da dor na AR vem sendo explicada pela ativação de nociceptores locais, decorrente da destruição e morte celular nas estruturas articulares e periarticulares afetadas. Objetivo: Verificar a associação entre nível de concentração de PCR e deformidades em mãos e punhos reumatoides com o tipo de dor – neuropática ou nociceptiva. Metodologia: Estudo de corte transversal, realizado em um ambulatório docente-assistencial de referência de Salvador, Bahia. As deformidades foram realizadas aplicando-se a escala de Larsen em radiografias de punho e mãos, o nível de inflamação por meio da proteína C-reativa e o tipo de dor, através do questionário DN4. Utilizou-se o teste X2 para as análises estatísticas (alfa de 5%). Resultados: A amostra foi composta por 71 participantes em nível de atividade da doença moderada e alta. Foram encontradas diferenças entre dor neuropática e nociceptiva em relação aos graus de deformidade para o punho E (p=0,004) e punho D (p=0,039). Não foi observada associação entre nível de inflamação e grau de deformidade com o tipo de dor. Observou-se que quanto menor o grau de deformidade, maior a presença de dor neuropática e na condição de anquilose maior presença de dor nociceptiva. Conclusão: Dentre as articulações avaliadas, o punho foi a articulação mais acometida por dor Nociceptiva. Pequenas deformidades foram associadas com a dor neuropática, enquanto que elevados graus de deformidade, a dor nociceptiva esteve mais frequente.
URI: http://www7.bahiana.edu.br//jspui/handle/bahiana/828
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Versão Final Bárbara Queiroz.pdf6,53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.