Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/95
Título: Avaliação da adaptação marginal e resistência à tração de coroas em zircônia confeccionadas por duas técnicas e cimentadas sobre munhões com três tipos de cimentos.
Autor(es): Bastos, Luiz Gustavo Cavalcante
Lira, Andréa Fabiana de
Castilio, Daniela
Lima, Emilena Maria Castor Xisto
Chagas, Priscila Costa
Palavras-chave: Cimentos de resina
Zircônio
Resistência à tração
Data do documento: 2013
Editor: Escola de Medicina e Saúde Pública
Resumo: O mecanismo de união entre os cimentos resinosos e a zircônia ainda não é bem definido na literatura. Devido à composição da zircônia, existe uma maior dificuldade destes cimentos em estabelecer uma interação química, conferindo um dilema clínico na Odontologia moderna. A adesão química, estabelecida pelos cimentos resinosos, é a maior responsável pela união com a zircônia se comparada aos tratamentos mecânicos; o que torna imprescindível a seleção do tipo de cimento. O objetivo deste trabalho foi realizar uma revisão de literatura referente à adesão dos cimentos resinosos à zircônia, enfatizando suas vantagens, composição, propriedades e tratamentos de superfície. Concluiu-se que, fatores que auxiliam na adesão e mecanismos de retenção micromecânica, são fundamentais para conferir uma união duradoura e resistente. Cimentos resinosos quimicamente ativados parecem ser mais indicados para cimentação em zircônia do que os cimentos duais. Já os cimentos auto-adesivos promovem resistência adesiva adequada à zircônia. Em relação aos tratamentos de superfície mecânicos, o jateamento com óxido de alumínio indica grande eficácia na descontaminação da cerâmica. Entretanto, para garantir uma maior resistência de união, alguns revestimentos podem ser utilizados previamente a silanização, como a aplicação de sílica.
URI: http://www7.bahiana.edu.br//jspui/handle/bahiana/95
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PRISCILA COSTA CHAGAS.pdf586,26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.