Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/97
Título: Efeito da escovação na rugosidade superficial de dois cerômeros submetidos a diferentes métodos de polimento
Autor(es): Lima, Emilena Maria Castor Xisto
Miranda, Carolina Baptista
Bastos, Luiz Gustavo Cavalcanti
León, Blanca Liliana Torres
Andrade, Viviane Pereira
Palavras-chave: Escovação dentária
Rugosidade
Materiais dentários
Data do documento: 2013
Editor: Escola de Medicina e Saúde Pública
Resumo: As restaurações odontológicas visam substituir tecidos dentários destruídos, buscando atender uma demanda estética crescente além de biocompatibilidade, resistência ao desgaste e baixo custo e com isso favorecer o desenvolvimento e aprimoramento dos materiais dentários. Os materiais restauradores sofrem a ação de fatores biológicos e mecânicos na cavidade oral, dentre eles, a ação da escovação, importante meio de higiene bucal. Assim, este estudo objetiva fazer uma revisão de literatura acerca das alterações superficiais ocorridas nos materiais restauradores após a escovação. Observou-se que a escovação aliada à abrasividade dos dentifrícios podem exercer efeitos deletérios nos materiais restauradores como: desgaste superficial, diminuição do brilho, alteração da coloração, aumento na rugosidade superficial e acúmulo de biofilme, favorecendo o desenvolvimento de lesões de cárie e doença periodontal.
URI: http://www7.bahiana.edu.br//jspui/handle/bahiana/97
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Viviane Pereira Andrade.pdf794,45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.