Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/98
Título: Análise clínico-epidemiológica das fissuras lábio-palatinas no Estado da Bahia
Autor(es): Medrado, Alena Ribeiro Alves Peixoto
Reis, Silvia Regina de Almeida
Martelli Junior, Hercíllio
Cangussu, Maria Cristina Teixeira
Maranhão, Samário Cintra
Palavras-chave: Fenda labial
Anormalidades congênitas
Etiologia das fissuras
Data do documento: 3-Jun-2014
Editor: Escola de Medicina e Saúde Pública
Resumo: O objetivo deste trabalho foi realizar uma revisão sistemática dos aspectos etiológicos relacionados ao desenvolvimento das fissuras labio-palatinas. A etiologia desta anomalia é considerada multifatorial, com fortes evidências da interferência de fatores genéticos e ambientais. O completo entendimento deste conjunto de fatores é fundamental para o desenvolvimento de novos estudos que objetivem relacionar o desenvolvimento das fissuras com as suas condicionantes. Foi feito um levantamento nas bases Bireme e Lilacs com as palavras-chave fenda labial, etiologia das fissuras e anormalidades congênitas nos anos de 2012 e 2013. Foram selecionados 59 artigos, que foram revisados e referenciados nos seus apsctos mais relevantes. A posse deste conhecimento permitirá, a posteriori, o entedimento de dados coletados e o desenvolvimento de estratégias de intervenção com finalidade preventiva.
URI: http://www7.bahiana.edu.br//jspui/handle/bahiana/98
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SAMÁRIO CINTRA MARANHÃO.pdf2,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.