Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/243
Title: Expressões do humanismo no currículo de medicina da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
Authors: Menezes, Marta Silva
Cardoso, Augusto Cesar Costa
Kusterer, Liliane Elze Falcão Lins
Sales, Márcea Andrade
Vilas Bôas, Lígia Marques
Keywords: Humanismo
Humanização
Educação Médica
Currículo
Issue Date: 2015
Publisher: Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
Abstract: Introdução: o humanismo na área de saúde constitui-se como uma prioridade na formação de profissionais e nas políticas públicas. Objetivo: compreender como o humanismo se expressa no currículo do curso de medicina de uma instituição privada de ensino da cidade de Salvador-Bahia. Métodos: estudo exploratório descritivo, de natureza mista, realizado com 28 docentes do curso de medicina, por meio das técnicas de análise documental, estatística descritiva e análise de conteúdo temática, durante o período de 31 de outubro a 23 de dezembro de 2013. Resultados: este estudo revelou que todos os docentes consideram importante a abordagem humanística no curso de medicina e que esta abordagem está inserida no curso, com maior ênfase nos seus quatro primeiros anos. A análise de conteúdo gerou três categorias temáticas, a primeira diz como é desenvolvido o humanismo no currículo de medicina e foi dividida em quatro categorias: intuitiva, formação profissional, componente curricular e investimento institucional. A segunda, sugere como pode ser desenvolvido o humanismo no currículo através de cinco categorias: organização curricular, conteúdo, metodologia, formação dos profissionais e pesquisa. A terceira, indica limitações para o desenvolvimento do humanismo no currículo a partir de duas subcategorias: currículo e vem de berço. Considerações finais: foram encontradas evidências de que o humanismo é abordado no currículo do curso de medicina, porém, apresenta-se de forma desarticulada, revelando que o tratamento dado ao tema está vinculado a componentes específicos e ao cenário no qual é desenvolvido, assim como à prática individual do docente. Isso põe em evidência a necessidade de implantação de um eixo humanístico no currículo e elaboração coletiva de estratégias que fortaleçam a práxis pedagógica docente com base nos princípios humanísticos.
URI: http://www7.bahiana.edu.br//jspui/handle/bahiana/243
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação Profª Lígia - última versão.pdf1,62 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.