Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/2576
Título : Lesão renal aguda e tempo de permanência de idosos em centro de terapia intensiva
Autor : Cruz, Constança Margarida Sampaio
Garcia, Maristela Magnavita Oliveira
Magalhães, Manuela Oliveira de Cerqueira
Moura Júnior, José Andrade
Melo, Ailton de Souza
Pinheiro, Igor de Matos
Peixoto, Josecy Maria de Souza
Palabras clave : : Lesão Renal Aguda. Tempo de permanência. Idosos. Unidade de terapia intensiva. Sepse.
Fecha de publicación : 15-may-2018
Editorial : Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
Resumen : O envelhecimento é relacionado ao aumento da morbidade e crescentes taxas de internação hospitalar no Centro de Terapia Intensiva (CTI), com maior tempo de permanência, muitas vezes associado à lesão renal aguda e sepse. Objetivo: Avaliar a associação entre lesão renal aguda (LRA) e longa permanência de idosos internados em CTI; estabelecer preditores de longa permanência e verificar o efeito modificador da presença de sepse associada à LRA no tempo de internamento. Métodos: Estudo de coorte envolvendo 167 idosos internados em CTI, avaliados de janeiro de 2010 a janeiro de 2011. Os dados clínicos, sociodemográficos e laboratoriais foram coletados no momento da admissão (permitindo o cálculo do escore de APACHE II, diagnóstico de sepse e estadiamento da LRA de acordo com o RIFLE), diariamente, até ocorrência de LRA, alta da CTI ou óbito, tendo o tempo de permanência em CTI como desfecho. Foram excluídos aqueles com tempo de permanência inferior a 24 horas e com diagnóstico de morte encefálica. Resultados: Do total de pacientes, 95(56,89%) permaneceram internados por tempo igual ou superior a 5 dias. Dos que tinham LRA, 67,6% tiveram tempo de internamento superior a 5 dias versus 38,7% dos pacientes sem LRA; RR = 1,74; IC a 95% (1,55-4,13). Os portadores de LRA, que desenvolveram sepse, tiveram 2,78 (IC a 95%: 1,10-7,09) vezes mais chances de permanecerem internados por cinco dias ou mais, mesmo após ajuste de confundidores. Conclusão: Idosos internados em CTI ao desenvolverem LRA, apresentaram um incremento no risco de longa permanência.
URI : http://www7.bahiana.edu.br//jspui/handle/bahiana/2576
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Josecy Peixoto.pdf3,31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.