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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRocha, Mário de Seixas-
dc.contributor.refereesGuedes, Hermila Tavares Vilar-
dc.contributor.refereesGuedes, Jorge Carvalho-
dc.contributor.refereesMenezes, Marta da Silva-
dc.contributor.refereesEsteves, Roberto Zonato-
dc.contributor.refereesBollela, Valdes Roberto-
dc.contributor.authorAleluia, Iêda Maria Barbosa-
dc.date.accessioned2016-10-28T19:30:15Z-
dc.date.available2016-10-28T19:30:15Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.urihttp://www7.bahiana.edu.br//jspui/handle/bahiana/267-
dc.description.abstractIntrodução:Desenvolvimento docente é compreendido como importante componente na educação médica, ao visar à melhoria no processo de ensino-aprendizagem; e existe a necessidade de melhor avaliação do impacto desses programas na prática docente. Este estudo visou à avaliação deste impacto. Métodos:Trata-se de um estudo de intervenção, com metodologia qualitativa-quantitativa e com duração de dois anos. Foram realizadas duas oficinas sobre mini Cex e feedback; os professores(14) responderam pré e pós testes sobre conhecimento do assunto, encaminharam relatórios de uso do instrumento e participaram de um Grupo Focal ao final de cada ano do estudo; os estudantes (200) do 5º semestre de medicina responderam questionários avaliando as competências dos professores, antes e depois das oficinas e também participaram de um Grupo Focal ao final de cada ano. Os dados quantitativos foram analisados utilizando os testes de Kruskal-Wallis e Wilcoxon, com o programa estatístico SPSS 17.0, considerando como estatisticamente significante p<0,05. Os dados qualitativos foram avaliados pela análise de conteúdo. Resultados:159/200 alunos, divididos em 14 turmas práticas, responderam os questionários em 2013 sobre as competências do professor ideal e do real e 145/200 em 2014. Houve percepção de mudança nos professores, pelos estudantes, nas competências de flexibilidade, afetividade, comunicação e avaliação. A análise das falas dos estudantes mostrou a imagem que fazem do professor como detentor de conhecimento e facilitador, além de reconhecer o valor do feedback na formação. Os professores (10/14) reconheceram o valor positivo do programa de desenvolvimento para melhoria de sua prática. Houve incremento no cognitvo, evidenciado pelos escoress dos pré e pós testes. Foi identificada, nas falas dos docentes, a reflexão sobre a práxis docente e o valor do mini Cex enquanto avaliação formativa. Conclusão: Conclui-se que houve impacto positivo do programa na prática docente, além da evidência da necessidade de estímulo constante para manutenção das modficações.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEscola Bahiana de Medicina e Saúde Públicapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Medicina e Saúde Humanapt_BR
dc.publisher.initialsEBMSPpt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento docentept_BR
dc.subjectmini Cexpt_BR
dc.subjectFeedbackpt_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.subjectEducação Médicapt_BR
dc.titleImplantação e avaliação do impacto de um programa de desenvolvimento docente para utilização do mini cex na avaliação do estudante de graduação em medicina.pt_BR
dc.typetesept_BR
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