Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/267
Título : Implantação e avaliação do impacto de um programa de desenvolvimento docente para utilização do mini cex na avaliação do estudante de graduação em medicina.
Autor : Rocha, Mário de Seixas
Guedes, Hermila Tavares Vilar
Guedes, Jorge Carvalho
Menezes, Marta da Silva
Esteves, Roberto Zonato
Bollela, Valdes Roberto
Aleluia, Iêda Maria Barbosa
Palabras clave : Desenvolvimento docente
mini Cex
Feedback
Prática docente
Educação Médica
Fecha de publicación : 2015
Editorial : Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
Resumen : Introdução:Desenvolvimento docente é compreendido como importante componente na educação médica, ao visar à melhoria no processo de ensino-aprendizagem; e existe a necessidade de melhor avaliação do impacto desses programas na prática docente. Este estudo visou à avaliação deste impacto. Métodos:Trata-se de um estudo de intervenção, com metodologia qualitativa-quantitativa e com duração de dois anos. Foram realizadas duas oficinas sobre mini Cex e feedback; os professores(14) responderam pré e pós testes sobre conhecimento do assunto, encaminharam relatórios de uso do instrumento e participaram de um Grupo Focal ao final de cada ano do estudo; os estudantes (200) do 5º semestre de medicina responderam questionários avaliando as competências dos professores, antes e depois das oficinas e também participaram de um Grupo Focal ao final de cada ano. Os dados quantitativos foram analisados utilizando os testes de Kruskal-Wallis e Wilcoxon, com o programa estatístico SPSS 17.0, considerando como estatisticamente significante p<0,05. Os dados qualitativos foram avaliados pela análise de conteúdo. Resultados:159/200 alunos, divididos em 14 turmas práticas, responderam os questionários em 2013 sobre as competências do professor ideal e do real e 145/200 em 2014. Houve percepção de mudança nos professores, pelos estudantes, nas competências de flexibilidade, afetividade, comunicação e avaliação. A análise das falas dos estudantes mostrou a imagem que fazem do professor como detentor de conhecimento e facilitador, além de reconhecer o valor do feedback na formação. Os professores (10/14) reconheceram o valor positivo do programa de desenvolvimento para melhoria de sua prática. Houve incremento no cognitvo, evidenciado pelos escoress dos pré e pós testes. Foi identificada, nas falas dos docentes, a reflexão sobre a práxis docente e o valor do mini Cex enquanto avaliação formativa. Conclusão: Conclui-se que houve impacto positivo do programa na prática docente, além da evidência da necessidade de estímulo constante para manutenção das modficações.
URI : http://www7.bahiana.edu.br//jspui/handle/bahiana/267
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Tese.Aleluia.Iêda Maria Barbosa. 2015.001.BAHIANA.pdfTese.Aleluia.Iêda Maria Barbosa. 2015.001.BAHIANA.2,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.