Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/455
Título: Vínculo afetivo materno: processo fundamental à saúde mental
Título(s) alternativo(s): VÍNCULO AFETIVO MATERNO: PROCESSO FUNDAMENTAL À SAÚDE MENTAL
Autor(es): Oliveira, Celeste Sá
Araújo, Maria Antonieta Nascimento
Palavras-chave: Vínculo mãe-bebê
Apego
Risco
Saúde mental
Data do documento: 2015
Resumo: Este artigo apresenta uma revisão de literatura sobre o estudo do tema vínculo afetivo e apego, na relação mãe-bebê, e os possíveis riscos para a saúde mental do bebê, se ocorrer algum comprometimento ou inexistência desta relação. A base de dados consultada foi o Scientific Electronic Library Online - SciELO, tendo sido utilizados os descritores vínculo mãe-bebê, apego, risco e saúde mental. Foram selecionadas as publicações ocorridas no ano de 2014, de língua portuguesa. Tem como objetivo geral, investigar, através da revisão de literatura em base de dados acadêmica, qual a tendência de entendimento quanto à questão do vínculo afetivo e o apego na relação mãe-bebê. Como objetivos específicos, busca verificar a relevância dos vínculos estabelecidos entre o bebê e sua mãe ou pessoa substituta e analisar se os estudos indicam a possibilidade de algum risco de comprometimento na saúde mental da criança, adolescente ou do adulto que este bebê virá a ser, oriundo deste vínculo ou relação. Os livros considerados relevantes para análise dos vínculos afetivos e a saúde mental foram incluídos, independentemente do ano de sua publicação.
URI: http://www7.bahiana.edu.br//jspui/handle/bahiana/455
Aparece nas coleções:Saúde Mental e Atenção Básica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Celeste TCC-FINAL.pdf187,37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.