Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/508
Título: Cuidado humanizado no ambiente hospitalar: uma revisão literária na visão da fisioterapia
Autor(es): Luciano, Hione da Silva
Silva, Maria Fernanda Freitas da
Teixeira, Silvana Pinho
Macedo, Luciana Bilitário
Palavras-chave: Humanização hospitar
Cuidado humanizado
Fisioterapia
Data do documento: 2011
Resumo: A preocupação com o cuidado humanizado é um assunto que vem ganhando cada vez mais destaque entre os profissionais de saúde. Esta revisão discute o conceito de humanização, sua importância como parte da assistência dada ao paciente e seus familiares, as medidas que vêm sendo adotadas pelo governo para divulgar e inserir o conceito nas instituições hospitalares, bem como a necessidade da valorização do profissional para que ele tenha a capacidade de se compreender para acolher a fragilidade do outro. Com o objetivo de chamar a atenção dos fisioterapeutas que atuam no ambiente hospitalar para a importância do cuidado humanizado, foi realizado o levantamento bibliográfico, por meio do uso das bases de dados Pubmed, SciELO e Bireme, de onde foram selecionados 14 artigos publicados entre 2004-2010, além de dois livros didáticos. O número pequeno de publicações referentes à assistência hospitalar humanizada com enfoque fisioterapêutico demonstra que essa é uma questão recente na área e que precisa de mais atenção.
URI: http://www7.bahiana.edu.br//jspui/handle/bahiana/508
Aparece nas coleções:Fisioterapia Hospitalar

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC P ENTREGA.pdf81,73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.