Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/520
Título: Efeito de soluções corantes na estabilidade de cor de materiais próteticos provisórios
Autor(es): Costa, Ítalo Alisson da Fonseca
Lima, Emilena Maria Castor Xisto
Palavras-chave: Pigmentação em prótese
Resinas acrílicas
Prótese parcial fixa
Data do documento: 2013
Resumo: O presente estudo teve como objetivo avaliar a estabilidade de cor de resinas utilizadas na confecção de provisórios protéticos quando imersas em 03 soluções corantes. Foram utilizadas as resinas acrílicas autopolimerizáveis (Duralay e Dencrilay) e as bisacrílicas (Protemp 4 e Structur 2), sendo 48 amostras de cada resina, totalizando 192 amostras. As amostras foram imersas em água destilada - grupo controle e nas soluções corantes: refrigerante, vinho e café por 7 dias a 37°C em estufa, sendo as soluções trocadas a cada 24 horas. As amostras foram analisadas em espectrofotômetro (VITA Easyshade Advance) antes (T0) e após a imersão (T1). As médias ( E) das leituras foram anotadas e submetidas à análise estatística pelo Programa SPSS versão 20. Os testes adotados foram o teste não paramétrico de Kruskal-Wallis seguido pelo teste de Dunn com o nível de significância de 5%. Os resultados mostraram maior estabilidade de cor das resinas acrílicas em relação às bisacrílicas e que o café e o vinho foram os meios que promoveram maior alteração na cor das amostras.
URI: http://www7.bahiana.edu.br//jspui/handle/bahiana/520
Aparece nas coleções:Prótese Dentária

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC final.pdf11,9 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.