Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/5437
Título: Alteração do paladar em pacientes oncológicos: revisão de literatura
Autor(es): de Matos Conceição, Paula Karine
Palavras-chave: Disgeusia
Paladar
Quimioterapia
Radioterapia
Data do documento: 2020
Resumo: O paladar é um dos cinco sentidos, que permite diferenciar o sabor dos alimentos. A Disgeusia é um tipo de alteração do paladar sendo definida como a distorção na percepção do sabor dos alimentos. Estima-se que 50 a 75% dos pacientes em tratamento radioterápico na região de cabeça e pescoço, e/ou quimioterápico apresentam alteração do paladar. Outras causas relacionadas são: Alterações no Sistema Nervoso Central, deficiência de zinco, xerostomia e Anti-hipertensivos. O objetivo geral deste trabalho é descrever, através de uma revisão de literatura, a alteração do paladar e a sua importância quanto à nutrição de pacientes em tratamento oncológico e, tem como objetivo específico, identificar as condutas do Cirurgião-Dentista perante pacientes submetidos à radioterapia e quimioterapia com alteração do paladar. Foram utilizadas as bases de dados informatizados no período 2010 à 2019, com exceção de alguns artigos devido a relevância na literatura.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/5437
Aparece nas coleções:Odontologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DE MATOS CONCEIÇÃO,Paula Karine 2020.1.pdf348,86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.