Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/6019
Título : O professor na formação custo-consciente: adaptação de uma escala para enfermagem
Autor : Menezes, Marta Silva
Espinheira, Mel Matos de Carvalho
Palabras clave : Educação em enfermagem
Custos de Cuidados de Saúde
Docentes
Fecha de publicación : 29-may-2019
Editorial : Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
Resumen : INTRODUÇÃO: o processo de adaptação de um instrumento é complexo e deve seguir normas bem estabelecidas para garantir que o instrumento gerado seja aclaro e reprodutível. Avaliar a percepção dos indivíduos sobre um assunto requer instrumentos que respeitem as peculiaridades da população estudada. A percepção dos alunos sobre o papel dos professores em sua aprendizagem de graduação constitui um aspecto importante a ser analisado, uma vez que os estudantes os consideram referência e exemplo a ser seguido. OBJETIVO: validar uma escala de percepção dos graduandos quanto as atitudes custo-conscientes dos seus professores e adaptar ao contexto da enfermagem. MÉTODOS: estudo quantitativo e metodológico incluiu a validação de conteúdo, semântica e de construto. Para o processo de validação, foram realizadas as seguintes etapas: índice de validade de conteúdo (IVC), análise fatorial exploratória (AFE), alfa de Cronbach e confiabilidade composta. RESULTADOS: na etapa de validação de conteúdo, 12 professores de enfermagem e 5 especialistas em validação avaliaram o instrumento. Na validação semântica, 12 estudantes de graduação em enfermagem elegeram o conteúdo final dos itens. Para a validação do construto, 132 estudantes de graduação em enfermagem compuseram a amostra. A AFE indicou a pertinência do modelo teórico adotado, contendo duas dimensões: “comportamento custoconsciente em saúde” (7 itens, alfa = 0,78, confiabilidade composta = 0,79) e “comportamento de desperdício em saúde” (5 itens, alfa = 0,57 e confiabilidade composta = 0,63). CONCLUSÃO: o instrumento proposto foi sensível para mensurar a percepção dos acadêmicos de enfermagem sobre o papel do professor em sua formação custo-consciente.
URI : https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/6019
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.