Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/6044
Título : Cultura de segurança dos pacientes por parte dos profissionais de saúde
Autor : Klein, Sibele de Oliveira Tozetto
Matos, Edney Nascimento
Palabras clave : Eventos adversos
Hospitais
Profissionais de Saúde
Segurança do paciente
Fecha de publicación : 21-sep-2018
Editorial : Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
Resumen : A segurança do paciente é um desafio global enfrentado pelas organizações de saúde, mesmo tendo sido descrita pela literatura mundial desde o quarto século antes de Cristo quando Hipócrates escreveu “Primum Non Nocere” (nunca causarei dano a ninguém). O número de complicações e mortes evitáveis advindas destes eventos tem se elevado a cada dia. Desde a implantação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Vitória da Conquista (VDC) tem se tornado um pólo educacional, fazendo com que o Ministério da Educação e Cultura (MEC) disponibilizasse para a região diversos cursos, como, por exemplo, o de Medicina. Porém, verifica-se que nem todos os profissionais médicos docentes que lecionam nas instituições de ensino, nos cursos da área da Saúde, foram contemplados em sua grade curricular com o tema “segurança do paciente”. Neste contexto, este trabalho objetivou por meio de estudo clínico transversal do tipo Survey, avaliar a segurança dos pacientes por parte dos profissionais de saúde que prestam assistência nos principais hospitais da cidade, de acordo o questionário elaborado pelo Hospital Survey on Patient Safety Culture (HSOPSC). O estudo foi realizado através da aplicação de questionário semiestruturado e validado a 491 profissionais atuantes em diferentes hospitais de vitória da Conquista. Os resultados demonstraram que as unidades pesquisadas estão comprometidas em melhorar sua atuação na assistência para minimizar a ocorrência de eventos adversos, em atendimento das metas da OMS/ANVISA/MS, contudo, as notificações não são ainda uma rotina para todos profissionais, existem falhas nas notificações realizadas perante falhas ou erros, denotando a necessidade dos treinamentos e profissionalização da assistência para melhoria da qualidade no atendimento e de vida dos pacientes.
URI : https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/6044
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.