Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/6133
Título: Resistência de união entre duas resinas acrílicas e dentes artificiais submetidos à tratamentos de superfície
Autor(es): Lima, Emilena Maria Castor Xisto
Carvalho, Ludmila Dias de
Palavras-chave: Polimetilmetacrilato
Próteses
Resinas Acrílicas
Data do documento: 2020
Editor: Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
Resumo: As resinas acrílicas tem uma ampla aplicação na Odontologia. A ativação da reação de polimerização da resina acrílica pode acontecer através de reações químicas, por adição térmica ou por adição de luz, e classifica-se em: Resina Acrílica Ativada Quimicamente (RAAQ), Resina Acrílica Ativada Termicamente (RAAT) e Resina Acrílica Fotoativada (RAF). Fatores de processamento, contaminações, duração do ciclo de cura e o monômero disponível durante o processamento, podem ter uma forte influência no resultado final dos trabalhos reabilitadores, alterando propriedades, como: rugosidade, porosidade, resistência à flexão, resistência de união e estabilidade dimensional do material utilizado. Desta forma, o objetivo deste trabalho foi apresentar uma revisão de literatura sobre as resinas acrílicas, enfatizando as mais utilizadas para confecção de base de próteses e suas principais indicações e propriedades. Foi realizado uma busca na literatura nas fontes, Pubmed, Scielo, Medline, Lilacs, Biblioteca Cochrane, durante o periodo de 1968 à 2015. As resinas acrílicas a base de polimetilmetacrilato (PMMA) mais comumente utilizadas para a confecção de base de próteses são as RAAT. Segundo a literatura propriedades como porosidade, rugosidade e a resistência à flexão apresentam melhores resultados quando os ciclos de polimerização apresentam tempo e temperatura mais elevados. Com relação à estabilidade dimensional, estudos mostram que as resinas polimerizadas por banho de água quente apresentam melhores resultados quando comparadas com as polimerizadas por energia de microondas. Tratando-se da resistência de união ambas as resinas, apresentam resultados satisfatórios.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/6133
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.