Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/6680
Título: Manejo para o tratamento odontológico de crianças com hidrocefalia
Autor(es): Oliveira, Katharyna Victória da Costa e
Palavras-chave: Hidrocefalia
Odontologia
Saúde bucal
Data do documento: 2019
Resumo: A hidrocefalia caracteriza-se por um aumento da quantidade e pressão do líquido cefalorraquidiano, que se não for tratada pode causar um grave retardo mental. Essa patologia resulta em grandes desafios para os profissionais da área de saúde e para familiares do paciente afetado, pois é uma condição permanente que requer cuidado, avaliação e adaptação da família. Esses pacientes necessitam de cuidados odontológicos diferenciados, com manejo clínico específico. Além de possuir conhecimentos técnicos e científicos, o profissional precisa apresentar envolvimento emocional, paciência, disponibilidade e espírito humanitário indiscriminado. Os programas de saúde bucal para pacientes com hidrocefalia priorizam o controle efetivo da placa bacteriana, além da correta orientação para cuidados com a higiene oral aos cuidadores. Esse estudo tem como objetivo revisar a literatura a cerca do manejo odontológico para atendimento de pacientes com hidrocefalia através de uma revisão de literatura.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/6680
Aparece nas coleções:Odontologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Katharyna Oliveira.docx88,87 kBMicrosoft Word XMLVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.