Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/6705
Título: Reconstrução mandibular através de enxerto ósseo após ressecção de amelolastoma: um relato de caso
Autor(es): SANTOS, Karoline Carvalho Machado
Palavras-chave: Ameloblastoma
Enxerto
Reabilitacao
Patologia
Ressecção
Data do documento: 2019
Resumo: O ameloblastoma é um tumor odontogênico de origem epitelial que pode ser classificados em três tipos: sólido convencional ou multicístico, unicístico e periférico ou extraósseo. O ameloblastoma sólido pode ser encontrado em uma ampla variação etária e é considerado uma neoplasia persistente e infiltrativa, sua apresentação clínica usual é a de uma tumefação indolor ou expansão dos ossos gnáticos. A opção de tratamento para ameloblastomas sólidos é a ressecção com margem de segurança, causando muitas vezes grandes perdas ósseas, sendo necessário reconstrução para uma futura reabilitação. A reconstrução imediata é considerada a melhor forma de tratamento por muitos autores, por permitir um bom resultado estético, diminuir a morbidade, propiciar mais rápida reabilitação do paciente, redução de custo e tempo de tratamento e prevenção de sequelas que dificultam a reconstrução tardia. O objetivo deste trabalho é relatar o caso de uma paciente que apresentava ameloblastoma sólido em região posterior da mandíbula, no lado direito, e foi submetida à ressecção óssea com margem de segurança e reconstrução imediata com enxerto livre não-vascularizado da fíbula, bem como discutir formas de reconstrução de defeitos extensos com enxertos ósseos, evidenciando os enxertos autógenos, devido as suas características que o elegem como melhor opção de escolha.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/6705
Aparece nas coleções:Odontologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KAROLINE CARVALHO MACHADO SANTOS.pdf1,1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.