Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/7211
Título: Enlaces e desenlaces: os desafios enfrentados pelas mulheres para amar na contemporaneidade
Autor(es): DALTRO, Mônica
BRITO, Valéria Cristina Figueira de
Palavras-chave: Amor
Dor de amor
Data do documento: 2021
Editor: Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
Resumo: O amor é um dos temas mais procurados em todas as ferramentas de busca: real, material e mental. Ao mesmo tempo, é um tema impossível de ser totalmente apreendido. Este trabalho desafia-se a discutir os reveses da experiência de amar da mulher brasileira contemporânea. O trabalho desdobra-se em três etapas, A primeira é uma revisão integrativa de literatura, direcionada para conceitos sobre o amor, contemporaneidade e o luto decorrente do fim dos vínculos amorosos. A segunda é uma revisão de literatura que aborda conceitos como a história do amor, dados sobre a mulher brasileira na atualidade e a transformação da intimidade. As análises teóricas decorrentes deste estudo circunscrevem a necessidade de uma intervenção que dê voz às mulheres, para investigar como elas vêm sentindo os modelos de amar e se separar, na atualidade, assim como a forma como a psicologia tem pensado e manejado essas experiências, considerando o seu empoderamento da mulher. A terceira etapa deste trabalho descreve o desenvolvimento de um canal no Youtube com vista a promover reflexão sobre a temática do amor e do seu desenlace, possibilitando a discussão ampla sobre aspectos da contemporaneidade e estratégias de enfrentamento das dores implicadas. Tal produto surgiu a partir do questionamento sobre a vivência das mulheres nos seus desenlaces amorosos e o silenciamento encontrado na literatura. Trata-se de um canal de comunicação virtual com informações científicas, históricas, além de histórias vividas, constituindo-se uma estratégia de reflexão sobre as mulheres, realizada por mulheres, para as mulheres.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/7211
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.