Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/808
Título: Oscilações do centro de gravidade em individuos com HAM/TSO: estudo observacional
Autor(es): Sá, Kátia Nunes
Pinto, Elen Beatriz Carneiro
Costa, Jamile Viva
Conceição, Cristiano Sena da
LAGO, VINÍCIUS CARDOSO
Palavras-chave: Equilíbrio Postural
Paraparesia espástica tropical
Vírus 1 linfotrópico T humano.
Data do documento: 2017
Editor: Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
Resumo: Introdução: O controle postural em indivíduos com mielopatia associada ao HTLV ou paraparesia espástica tropical (HAM/TSP) costuma apresentar-se comprometido, o que aumenta o risco de quedas, dificulta a realização de atividades de vida diária e prejudica a qualidade de vida. O delineamento das oscilações do centro de gravidade nesta população é desconhecido e pode auxiliar no acompanhamento clínico e em pesquisas no tema. Objetivos: Comparar os valores estabilométricos entre indivíduos com HAM/TSP e assintomáticos, e verificar a existência de correlações entre variáveis estabilométricas e o escore da escala de Berg (BBS). Métodos: Estudo observacional de corte transversal, realizado entre abril de 2016 e fevereiro de 2017, na cidade de Salvador/BA em indivíduos infectados e classificados como definidos e prováveis (Critério OMS) comparados a acompanhantes e familiares soronegativos. Foi utilizada uma plataforma de baropodometria (Footwork®), para a obtenção dos valores de oscilação do centro de gravidade do corpo nos parâmetros Área de Oscilação Total (AOT), Oscilação Anteroposterior (OAP) e Oscilação Laterolateral (OLL). Os valores médios foram correlacionados com a BBS pela Correlação de Spearman (alfa de 5%). CAAE 49634815.2.0000.5628. Resultados: Foi encontrada uma distribuição assimétrica das variáveis estabilométricas analisadas na população com HAM/TSP, diferentes do grupo de não infectados (p<0,05). Também foi possível verificar correlações fortes/moderadas e inversas entre as variáveis de oscilação do centro de gravidade com os escores obtidos na BBS, especialmente para a AOT e OLL. Conclusão: Pessoas com HAM/TSP apresentam valores superiores para as oscilações do centro de gravidade e estas se correlacionaram com a BBS na avaliação do equilíbrio.
URI: http://www7.bahiana.edu.br//jspui/handle/bahiana/808
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Final - Oscilações do centro de gravidade em individuos com HAMTSP.pdf2,14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.