Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/89
Título : Avaliação estética no implante imediato e provisionalização: paciente x profissional
Autor : Barreto, Maurício Andrade
Rosa, José Carlos Martins da
Rosa, José Carlos Martins da
Barbosa, Luciano Castellucci
Fernandes, Atson Carlos de Souza
Cerqueira, Arlei
Tunes, Urbino da Rocha
Santos, Enzo Querino
Palabras clave : Implante imediato e provisionalização
Estética
Papila
Implante unitário
Alvéolo pós- extração
Fecha de publicación : 2013
Editorial : Escola de Medicina e Saúde Pública
Resumen : A principal atuação da implantodontia moderna em área estética é a obtenção de função e de restaurações harmônicas similares a dentição natural. Ao perder um dente anterior, a sequela da cicatrização promove reabsorção óssea principalmente por vestibular, desfavorecendo a composição dos tecidos moles e comprometendo sobremaneira a reabilitação estética. Inúmeras técnicas de instalação de implantes imediatos e provisionalização visam promover uma abordagem de tratamento no intuito de manter os tecidos peri- implantares, ao invés do tratamento das sequelas da atrofia pós- extração. A despeito dos relatos de sucesso clinico no implante imediato e provisionalização (immediate implant placement and provisionalization, IIPP), observa-se também a ocorrência de complicações, sobretudo do ponto de vista funcional e estético. Dessa forma, o objetivo do presente trabalho foi fazer uma revisão de literatura referente aos aspectos estéticos e funcionais no implante imediato e provisionalização. Dentro dos limites desta revisão, constata-se obtenção de satisfatoriedade estética pela maioria dos autores nas reabilitações com IIPP. Esse procedimento pode ser considerado uma modalidade de tratamento efetiva funcionalmente e esteticamente, já que o índice de manutenção das estruturas peri-implantares apresentaram resultados positivos tanto do ponto de vista do profissional quanto do paciente, entretanto, ainda são necessários estudos clínicos controlados de longo prazo. Nessa ótica, foi constatado que o biótipo tecidual tem influência na estética na terapia com implantes imediatos e provisionalização, especialmente nos níveis da mucosa peri- implantar vestibular, sendo o biótipo fino o que teve maior susceptibilidade para recessão.
URI : http://www7.bahiana.edu.br//jspui/handle/bahiana/89
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ENZO QUERINO SANTOS.pdf1,46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.