Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/797
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorTapia, Sol Andrea Gonzalez-
dc.contributor.authorInguaggiato, Maria Luisa-
dc.date.accessioned2017-10-06T13:00:41Z-
dc.date.available2017-10-06T13:00:41Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.urihttp://www7.bahiana.edu.br//jspui/handle/bahiana/797-
dc.description.abstractO presente artigo visa apresentar um relato de experiência vivido por alunos do ensino médio, com faixa etária de 15 a 17 anos, inscritos na iniciação científica de dança coordenada pela pesquisadora Sol Tapia, professora de dança pertencente ao departamento de artes da Escola SESI Djalma Pessoa. A dança contemporânea, neste trabalho, é compreendida como elemento psicomotor, auxiliando o individuo na constituição da sua subjetividade, na compreensão do seu processo individual, no reconhecimento de lacunas presentes na sua formação e consequentemente, no interesse pela busca de encontrar possíveis questões, que influenciam na formação deste sujeito. A psicomotricidade integra a motricidade e o psiquismo, admitindo a interação do sujeito e os vários contextos onde este esteja inserido. É uma abordagem que considera a totalidade do ser humano, nos aspectos da motricidade, do cognitivo, do afetivo e do social, enfim, da corporeidade. Partiu-se da compreensão da escola como espaço no qual o sujeito se estrutura nas relações com o outro, e a corporeidade como a possibilidade de uma ruptura com a visão fragmentada do ser. Foram analisadas como as histórias e experiências vividas com o corpo e a partir do corpo, podem favorecer na construção da imagem corporal. Por meio das discussões sobre o tema da imagem corporal juntamente com a análise de movimento, os alunos perceberam algo em comum entre suas histórias, e puderam refletir e observar com seus próprios olhos que a imagem corporal de cada um é totalmente diferente do que as pessoas veem “de fora”. Dessa mesma maneira, foi possível iniciar o entendimento sobre a formação da imagem corporal, suas reverberações no comportamento e movimento estético na dança, permitindo a reconfiguração da mesma, sendo possível também, reconstruir a cena por meio da palavra falada e expressa na performance.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAdolescênciapt_BR
dc.subjectImagem corporalpt_BR
dc.subjectPsicomotricidadept_BR
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectAfetopt_BR
dc.titleA imagem corporal na repadronização de movimento na adolescência: um relato de experiênciapt_BR
dc.typeTrabalhos finais e parciais de curso: Monografias de Especializaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Psicomotricidade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ELEMENTOS TEXTUAIS TCC SOL TAPIA.pdf626,15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PRE TEXTUAIS TCC SOL TAPIA.pdf227,51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.